Taxa de inscrição do campeonato: Aprenda a calcular
Calcular a taxa de inscrição de campeonatos é uma tarefa que exige um bom detalhamento e planejamento.
Mas calma, pareça! Não é uma tarefa tão difícil.
É que precisamos saber identificar alguns pontos que queremos colocar em nosso torneio.
Assim, vamos dar algumas dicas para você definir a taxa de inscrição do seu campeonato de futebol.
Começaremos pelo formato de cobrança que você tem que definir.
Depois vamos colocar os itens que não podem faltar no seu cálculo!
Fica atento a este texto que você pode sair daqui com a melhor taxa de inscrição para a sua competição!
Bora pro jogo?
Taxa de inscrição do campeonato: Defina o formato de cobrança.
Vamos lá campeão, para começar vamos precisar pensar em seu planejamento.
E para início de conversa vamos definir o formato de cobrança que você vai querer colocar.
Nós separamos aqui duas opção das mais comuns na inscrição dos torneios, que são:
- Pagamento da inscrição total antes de começar o campeonato.
- Taxa inicial + valor por jogo.
Mas a maior dica é: receba antes do time começar a jogar na competição!
E às vezes não é por maldade do organizador ou presidente dos times, mas é porque é muito imprevisível.
Porém, se você não for firme, pode sobrar para você!
Mas vamos lá as opções:
1. Pagamento da inscrição total antes de começar o campeonato
A vantagem deste tipo de cobrança é que você já começa a competição com todos os valores em mãos.
E fica fácil já distribuir os pagamentos para tudo que o seu torneio vai cobrir.
Esta opção é a mais indicada para se ter um maior controle financeiro e passar menos sustos.
Porém, como ponto negativo é que se seu cálculo for realizado sem considerar imprevistos, você pode ter alguns problemas.
Por exemplo, podem ter equipes que vão desistir no último dia de inscrição.
Dessa forma, você não poderá contar com aquele dinheiro e terá que fazer uma redistribuição de custos.
E algumas vezes pode ter que sair até do seu bolso.
Ou seja, caso você opte por receber o valor total no início do torneio, planeje considerando estes imprevistos.
2. Taxa inicial menor + valor por jogo
Ao optar por receber uma taxa inicial menor, você pode viabilizar para mais equipes entrarem na sua competição.
Assim, com um valor abaixo da soma total é mais fácil evitar as possíveis desistências.
No valor cobrado por jogo, você pode cobrar apenas o aluguel e o valor de arbitragem.
E este sistema parece mais “justo”, pois o time que jogar mais jogos vai pagar mais que os que jogaram menos.
Porém aqui vai uma dica: Coloque o valor que você iria cobrar no primeiro jogo dentro da taxa inicial!
Porquê?
Bom, por mais que você reduza a chance das desistências de últimas horas, pode ter time não aparecendo no jogo.
Assim, se você colocar o valor do 1º jogo na taxa inicial, é sinal que você evitará surpresas.
Imagine se uma equipe aparecer para jogo e a arbitragem já tiver deslocado enquanto o outro time não vai a partida. Aí vai depender do que você combinou com a arbitragem, mas tem árbitros que cobram como jogo normal.
Dessa forma, você terá somente metade do valor necessário, somente o da equipe que apareceu.
Mas, como você já pegou este valor com “antecedência” da equipe que perdeu de W.O., você evitará prejuízos.
Entretanto, o lado negativo de pegar o valor por jogo é que você terá que administrar e cobrar os times em cada partida.
O que não pode faltar no cálculo da inscrição do seu torneio
Agora que você já viu como pode cobrar seu torneio, vamos aos cálculos.
Nós separamos alguns itens indispensáveis quando você estiver calculando.
Arbitragem
O primeiro é a sua equipe de arbitragem! Então comece fazendo orçamentos com diversas equipes e ligas.
Mas quer uma dica? Não é hora de economizar.
Este talvez seja um dos maiores custos da sua competição, pois envolve a contratação de várias pessoas em serviço. Ainda, o valor é cobrado por jogo.
Porém, contratar uma equipe de arbitragem ruim vai trazer o maior prejuízo para seu campeonato: críticas.
Bom, acredito que de toda forma haverá críticas, ainda mais com a arbitragem. Se até no Brasileirão tem erros, com VAR e tudo, imagina no amador!
Mas tem equipes de arbitragem que não sabem liderar uma partida e todo detalhe faz diferença. Uma má administração do jogo dentro de campo pode ocasionar confusões.
Aluguel
O segundo tópico também pode ser uma soma de valores mais altos que impactam no orçamento.
Porém, para o aluguel de uma quadra ou campo você pode acabar negociando, visto que serão vários jogos.
Então cabe aí tentar saber o valor de pagamento à vista ou propor parcerias para reduzir este valor.
De toda forma, você deve calcular este valor total para colocar nas suas contas.
Troféus e Medalhas
Agora é hora de fazer o cálculo das premiações da sua competição.
Um dos itens que você deve detalhar bem são os troféus e medalhas que você prometeu.
Aí vai depender do que você colocou no regulamento e em suas divulgações.
Mas os mais comuns são os troféus de campeão e vice e suas medalhas, além da artilharia.
Porém, nos melhores torneios geralmente são várias premiações que são geradas!
E aí vão as sugestões:
- Troféu e medalhas para o campeão.
- Troféu e medalhas para o vice-campeão.
- Troféu e medalhas para o 3º colocado.
- Troféu de artilharia.
- Troféu do melhor goleiro.
- Troféu do melhor jogador do torneio.
- Troféus ou placas de homenagem aos melhores de cada posição e técnico.
- Assim, você pode fazer vários orçamentos e escolher os seus troféus.
E lembre que a galera curte o troféu bonito, diferente e até olham o tamanho hein!
Premiação
Se a sua competição tem prêmio em dinheiro ou qualquer outro tipo de premiação que envolve custos, é hora de colocar nos cálculos.
Existem torneios com premiações altas, mas também tem os beneficentes ou até sem premiação.
Mas até mesmo no torneio beneficente você pode incluir nos custos quanto você quer juntar para a sua causa.
Assim fica fácil depois recolher essa grana!
Bolas
Em sequência começamos a comprar os equipamentos do torneio.
E o principal é aquela que sem ela não tem jogo: A bola!
Nós já vimos competições em que as equipes ficam por conta de levar a bola para o jogo.
Mas nós não indicamos isso de forma alguma!
Porque pode apostar que a chance de algum time levar uma bola ruim ou até esquecer é grande.
Aí vai gerar questionamentos, discussões que podem ser evitadas. Ah, e outra coisa, tente comprar bolas profissionais.
É claro que vai deixar a competição ainda mais cara. Mas é que tem muito atleta que vai reclamar da bola que você pode sair dessa discussão dizendo que é uma bola oficial.
Coletes
Aqui já começamos a deixar sua competição ainda mais profissional, hein!
Igual nas competições oficiais, os reservas podem ficar usando um colete para diferenciar dos atletas em jogo.
O bom dos coletes é que você pode conseguir um patrocinador que vai mandar confeccionar.
E até mesmo pode ser utilizado em outras edições futuras.
Equipamentos diversos
Agora você já colocou bastante coisa na ponta do lápis, mas é sempre bom entrar nos detalhes.
Dependendo do nível do seu torneio você irá precisar de alguns equipamentos para trabalho e segurança. E também dar mais conforto aos atletas e assim credibilidade ao seu torneio.
São estes equipamentos:
- Cronômetros
- Fitas
- Spray para dores musculares
- Garrafinhas de água
É bom lembrar que quanto mais recursos você tiver, mais os atletas irão se sentir à vontade.
Divulgação
Já falamos aqui sobre os principais motivos para você divulgar o seu campeonato. E um deles é conseguir o máximo em patrocínio possível, que vai reduzir seus custos ou aumentar o lucro.
Mas a divulgação não é gratuita e você precisa ter uma equipe forte para isso.
Assim, você pode contratar diferentes serviços como:
- Redes sociais (Instagram, Facebook, Youtube…)
- Televisão
- Jornais impressos
- Jornais e portais de notícia na web
Quanto mais mídia, mais fácil é encontrar patrocinadores hein!
Seguranças
A contratação de seguranças, dependendo do tamanho do seu campeonato, pode ser até mesmo indispensável.
Quanto mais pessoas, torcidas, atletas, é bom ter um reforço de segurança.
Ainda, geralmente indicamos conversar com a secretaria de esportes da sua cidade e o batalhão de polícia.
Quem sabe você consegue um reforço extra da polícia militar para passar ainda mais segurança aos envolvidos.
Organização
E nosso último item de custos do torneio é o custo da organização.
E este custo você pode considerar várias coisas como transporte e impressão de regulamentos.
Além das horas de serviço do trabalho dos profissionais envolvidos.
E ainda, pode definir aqui o quanto de dinheiro você quer arrecadar com a competição.
Seja ela para lucro da organização ou arrecadação de dinheiro para algum fim beneficente.
Ou, no caso, você pode definir um torneio com zero arrecadação financeira.
Assim, é importante separar os custos em:
- Despesas de organização como transporte, impressão de documentos, materiais necessários
- Horas de serviços dos profissionais envolvidos
- Valor a ser arrecadado ao final do torneio
Patrocinadores
Por fim, vamos à ajuda dos patrocinadores da competição.
Aqui o valor que você conseguir arrecadar vai “aliviar” o custo para as equipes.
E você pode trocar a arrecadação da organização pela arrecadação por patrocínio.
Ou seja, o custo de organização que ia ser repassado às equipes, pode ser trocado pelo que arrecada em patrocínio.
Ainda, você pode conseguir uma troca com os patrocinadores como por exemplo troféus, bolas, entre outros.
Bom, por isso indicamos você tentar procurar o máximo de apoiadores antes do seu evento.
E assim, quanto mais recursos e divulgação você tiver, mais patrocinadores você irá conseguir.
Calculando a taxa de inscrição do campeonato
Então vamos à prática! Nesta seção vamos montar na prática um cálculo de taxa de inscrição.
Desde a concepção do torneio até alguns valores aproximados de um torneio que realizamos.
Escolhendo a Modalidade e Aluguel
O primeiro passo é definir a modalidade da competição.
E o motivo é porque impacta nos custos do torneio definir entre campo, society ou futsal.
Uma vez que geralmente campo e futsal podemos conseguir um espaço público.
Já as quadras society, por serem muitas vezes privadas, exigem maior negociação.
Mas isso não quer dizer que um será mais caro que o outro.
De toda forma vamos definir um torneio de futsal para efeito de exemplo.
Formato da competição e quantidade de jogos
Agora é hora de escolher como vai ser sua competição em formatos de disputa.
E vamos entre alguns ponto tais como:
- Fase de grupos + classificação
- Mata-mata
- Pontos corridos
Aqui vamos escolher a opção (a) no estilo Copa do Mundo mesmo.
E vamos selecionar 16 equipes para o torneio, que serão divididas em 4 grupos.
Depois vão classificar 2 equipes e teremos quartas de final, semifinal e final.
Assim, serão:
- 24 jogos na fase de grupos
- 4 jogos nas quartas de final
- 2 jogos na semifinal
- 1 jogo de disputa de 3º lugar
- 1 jogo da final
Portanto, serão 32 jogos no total. Guarde esse número!
Alugando uma quadra
Bom, já sabemos agora que serão 32 jogos de futsal que teremos que arcar com os custos.
Este número mais alto será motivo da sua negociação com a quadra e a arbitragem.
Uma vez que você irá pagar por vários jogos e não são apenas 1 horário ou 1 partida.
Assim, fomos atrás de quadras organizadas, com vestiário, boa iluminação e em boas condições.
Dessa forma conseguimos negociar a R$40,00 por jogo!
Assim, ao multiplicar este valor pelo número de jogos, temos o número final de R$1280.
Equipe de arbitragem
Agora é hora de contratar a equipe que vai comandar os jogos da competição.
E no futsal temos 2 juízes dentro de quadra e 1 mesário (o terceiro juiz) oficialmente.
Agora vai mais uma dica, tente concentrar a maioria dos jogos juntos em um mesmo dia.
Isso vai facilitar na hora dos juízes passarem um preço, pois facilita a logística deles.
E também até a sua!
Portanto, negociamos com algumas equipes e conseguimos aqui R$ 120,00 por jogo.
O que no total soma R$ 3.840,00.
Prêmios
Já temos bastante parte do valor que é mais significativo.
Falta agora decidirmos o que vamos dar de premiação para as equipes vencedoras.
E neste caso pensamos em premiar os 3 primeiros da seguinte forma:
- 1º lugar: R$1.500,00
- 2º Lugar: R$750,00
- 3º Lugar: R$500,00
Já somando aqui então R$ 2.750,00!
Agora podemos falar dos troféus e medalhas e optamos pelas seguintes premiações:
- Troféu e medalhas para o campeão
- Troféu e medalhas para o vice-campeão
- Troféu e medalhas para o 3º colocado
- Troféu de artilharia
- Troféu do melhor goleiro
- Troféu do melhor jogador do torneio
Ao fazer os orçamentos, o melhor custo-benefício que conseguimos foi R$ 1.200,00.
Ou seja, a premiação total é de R$ 3.950,00.
Bolas, coletes e equipamentos diversos
Já andamos bem nos custos da competição e estamos chegando agora nos valores dos equipamentos.
Sejam eles de jogo ou para atendimento às equipes.
Assim, fizemos uma lista de compras que foi:
- 3 bolas oficiais MAX1000 Penâlti, R$ 750,00
- 2 jogos de 10 coletes, R$ 300,00
- 20 garrafinhas de água personalizadas, R$ 100,00
- Gelol Spray e Fitas, R$ 100,00
Logo, o total foi de R$ 1.250,00
Divulgação
E para o torneio ser bem divulgado, ganhar destaque na mídia você pode contratar alguns serviços de divulgação.
Primeiramente, tenha presença forte nas redes sociais!
De acordo com a Época Negócios, o Brasileiro é o 2º no mundo a passar mais tempo em redes sociais com cerca de 150 minutos em média.
Também, tenha foco em encontrar alguma cobertura de televisão local, pois ainda há muitas empresas que focam na mídia tradicional.
Depois ainda tem as rádios, jornais impressos e portais de notícias web que você pode explorar.
Conseguimos fazer tudo por R$ 1.200,00 com a transmissão da final na TV e no Youtube.
Organização e Seguranças
Em sequência vamos considerar as horas dos profissionais que trabalharam, mas o custo dos organizadores.
Em termos da equipe de segurança, fechamos um pacote fechado de R$ 2.000 para 3 seguranças no evento.
E ainda, separamos aqui R$ 2.000 para a organização.
Ou seja, no total para este item temos R$ 4.000,00.
Patrocinadores
E agora quanto você vai conseguir abater do custo total?
Como focamos muito na divulgação do torneio, podemos dizer que o foco em patrocínio deve ser bem grande.
E por isso vamos colocar aqui uma arrecadação de R$ 4.000,00.
Chegando na taxa de inscrição do campeonato
Por fim, juntamos todos os valores calculados em uma única tabela resumida para você.
Lembrando que todos os valores não são totalmente reais, mas sim uma base média do que já vivenciamos.
Dessa forma, segue abaixo a tabela:
TABELA PARA CÁLCULO DA TAXA DE INSCRIÇÃO DO CAMPEONATO | |
Aluguel Quadra | R$ 1.280,00 |
Equipe de Arbitragem | R$ 3.840,00 |
Prêmios | R$ 3.950,00 |
Bolas, coletes e equipamentos | R$ 1.250,00 |
Divulgação | R$ 1.200,00 |
Organização e Seguranças | R$ 4.000,00 |
Patrocinadores | R$ 4.000,00 |
Total | R$ 11.520,00 |
Ou seja, se são 16 equipes, cada equipe deveria arcar com R$720,00.
Ou você pode retirar os custos de quadra e arbitragem e fazer uma taxa de inscrição menor.
Uma vez retirado estes custos, o valor total vai a R$6400 que representa R$400 para cada equipe.
Assim, a cada jogo você deveria cobrar das equipes cerca de R$80 por jogo (que é divisão da arbitragem R$120 + aluguel da quadra R$40).
E caso queira seguir nossa dica, você adicionar o valor de 1 jogo na taxa de inscrição, indo a R$480.
Lembrando que este é um torneio que tem quadra, bola e arbitragem de qualidade.
Além de ter vários recursos para as equipes e contar com uma divulgação massiva!
Está pronto para coletar a taxa de inscrição do seu campeonato?
Fechando nosso artigo, falamos aqui em detalhes sobre como você pode calcular a taxa de inscrição do seu torneio.
E começamos com você definir como você vai cobrar o seu torneio, se será tudo no início, ou terá uma taxa inicial com um valor por jogo.
Depois, falamos sobre o que não pode faltar na sua lista quando for fazer este cálculo que são:
- Arbitragem
- Aluguel da quadra
- Troféus e medalhas
- Premiação
- Bolas
- Coletes
- Equipamentos diversos
- Divulgação
- Seguranças
- Taxa de organização
- Patrocinadores
Em sequência passamos um passo a passo para você chegar no valor final.
Que é basicamente somar todos os valores dos itens que estão acima.
Com exceção dos patrocinadores que na verdade vão reduzir o custo do torneio.
E assim chegamos no valor final para dividir entre as equipes!
Agora é só colocar em prática e fazer um torneio com lucros e sem dor de cabeça!
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